GUARANÁ DE MAUÉS EM BASTÃO 100G

Código: 06989 Marca:

GUARANÁ DE MAUÉS EM BASTÃO 100G

O bastão ORIGINAL de Guaraná, autêntico de Maués, direto da Amazônia!

O guaraná de Maués é diferente de todos os outros: não somente faz bem, como é bom de tomar.

O aroma característico e o alto valor de cafeína dependem também do processo artesanal que ainda é usado para produzir os frutos.

Os produtores são todos de micro ou pequena escala; não fazem uso de agrotóxicos nem de equipamento mecanizado para plantio ou colheita, tanto que o fruto é colhido a mão e somente quando está maduro.

Depois de descascar o fruto, a semente é torrada. Para obter a melhor qualidade, é usado um tacho de barro ao longo de 8 horas, o que evita variações bruscas de temperatura e consequentemente a evaporação da cafeína ou queima das sementes menores. Esse é processo exclusivo que aprimora o aroma típico do guaraná, que nada tem a ver com os refrigerantes presentes no mercado.

Durante esse processo, a amêndoa encolhe um pouco pela desidratação e a pele da semente, chamada de casquilho, se solta, deixando a amêndoa balançar (como um amendoim); esse casquilho é escuro, muito rico em tanino, e quando moído, não é solúvel em água como acontece com a amêndoa.

Esse casquilho é retirado com máquinas que usam um sistema de ventilação, e depois as amêndoas são piladas com um pouco de água morna, e o alto teor de amido do guaraná faz que se forme uma massa consistente que pode ser modelada.

A massa é rolada numa tábua com as mãos e assim é feito um bastão, que porém ainda está muito mole. Por isso é deixado secar um pouco até ficar mais firme e então é colocado para secar e desidratar por dois meses. O índio e o caboclo costumam colocá-lo em cima das cozinhas de lenha, para que fique defumando, e dessa forma o bastão assume uma coloração bem escura por fora.

Na cidade, as indústrias de pilação usam estufas com aquecimento indireto para secar grandes volumes de bastões.

Na forma de bastão são mantidas todas as propriedades e o cheiro por anos, porque só é ralado na hora de tomar. Por isso que essa é a forma mais antiga e tradicional para consumir o guaraná, e que garante a autenticidade e pureza.

O indio usa uma pedra, o ribeirinho usa a língua seca de pirarucú, um peixe amazônico que tem uma língua óssea, mas em casa pode ser feito com um ralador de inox pequeno, como os que são usados para a noz moscada ou a casca de limão, e também pode ser usada uma lima ou uma groza.

Por ser um produto artesanal feito a mão, o peso do bastão nunca é perfeito e definido. Por isso, depois da desidratação completa, os bastões são pesados e classificados por peso.

Sobre a loja

Armazém Santa Helena é uma distribuidora de grãos, cereais, castanhas, frutas secas, farinhas, temperos e suplementos com foco totalmente em entregar produtos de alta qualidade à granel, bem embalados e com preços baixos e justos. Levando qualidade e economia à toda parte do país.

Social
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
  • proxy-pagarme-v4
Selos
  • Site Seguro

ARMAZÉM SANTA HELENA - CNPJ: 36.275.680/0001-01 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail