CHÁ DE CHANANA EM PÓ (Turnera Subulata)
Popularmente conhecida como chanana ou flor-do-guarujá, a Turnera subulata é nativa da América Tropical, com ocorrência registrada em quase todo o território brasileiro, podendo ser encontrada, preferencialmente, em áreas litorâneas, sendo muito comum nas restingas da região nordeste brasileira.
Também conhecida popularmente como: flor-do-Guarujá, damiana, albina, onze-horas, boa-noite, flor-do-Guarujá, turnera, oreganillo
Além de PANC e ornamental, a chanana também possui utilização na medicina popular tradiconal há muito tempo, embora existam poucos estudos sobre suas propriedades farmacológicas. Na região nordeste do Brasil, é muito usada no tratamento de disfunções menstruais, como cólicas e ausência de menstruação, sendo ainda recomendada no tratamento de tumores, doenças gastrointestinais, gripes e problemas respiratórios.
Suas folhas podem ser submetidas a infusão para preparação de chás ou secas e moídas, e utilizadas como tempero, chamado de oreganillo.
A chanana tem várias propriedades medicinais e por isso ela oferece vários benefícios à saúde, tais como:
- Propriedade afrodisíaca– aumenta a libido sexual e ajuda no tratamento da impotência masculina
- Ação antibacteriana – combate infecções, como por exemplo, urinárias
- Adstringente – tem efeito purificador
- Atua como expectorante – podendo ajudar no tratamento da bronquite e alívio da tosse
- Antidepressiva e ansiolítica – pode beneficiar pessoas com depressão e ansiedade.
- Tem propriedade digestiva – melhorando a função digestiva, e ainda prevenindo a prisão de ventre
- Possui efeitos semelhantes aos hormônios femininos – aliviando cólicas menstruais e secura vaginal
- Ação anti-hiperglicemiante – ou seja, tem a capacidade de prevenir o aumento dos níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no controle da diabetes
Além dessas propriedades, a chanana alivia os efeitos colaterais provocados pelo tratamento convencional do câncer e dos medicamentos de HIV.
Popularmente, acredita-se que as plantas do gênero Turnera possuem ação antirretroviral, além de aumentar a imunidade e combater o vírus.
Chanana contra os efeitos colaterais da quimioterapia: Embora algumas pessoas não conheçam essa planta, ou a considerem mato, a chanana vem sendo estudada há muito tempo.
Foi utilizado o extrato da chanana em pacientes portadores do câncer, principalmente após as sessões de radioterapia e quimioterapia, e obteve-se a diminuição dos efeitos colaterais desses tratamentos, reduzindo o mal estar e as ânsias de vômito.
O estudo também envolveu o uso do chá da chanana e sua aplicação em portadores do vírus HIV, promovendo a diminuição dos efeitos colaterais de remédios alopáticos utilizados no tratamento clínico, e também promovendo a melhora do sistema imunológico dos pacientes.
COMO PREPARAR O CHÁ DE CHANANA
Uma das formas de se consumir a damiana e de usufruir de seus benefícios é por meio da produção de seu chá.
Para fazê-lo, são necessários de 15 a 20 gramas da planta e um litro de água.
Depois de fervê-la, acrescente cerca duas colheres de sopa de folhas secas.
Deixe esfriar e, em seguida, filtre e beba de duas a três xícaras da infusão por dia.
OBSERVAÇÕES
Este produto é 100% natural, portanto poderá sofrer alterações em relação às fotos apresentadas no site, podendo variar cor, tamanho exato, aroma, textura, entre outras características.
Armazém Santa Helena é uma distribuidora de grãos, cereais, castanhas, frutas secas, farinhas, temperos e suplementos com foco totalmente em entregar produtos de alta qualidade à granel, bem embalados e com preços baixos e justos. Levando qualidade e economia à toda parte do país.